por Renata Luna
devaneio de.va.nei.o sm (de devanear) 1 Ato de devanear. 2 Imaginação, fantasia, sonho. 3 desvanecimento. Var: devaneação, desvaneio.
Bem-vindos à coluna mobiliarte que tem como objetivo alguns devaneios que envolvam a mobília e a arte. Aqui, as músicas, os integrantes, os fãs/cupins e a pintura, fotografia, cinema, desenhos, literatura e diversas formas de expressão artística vão ter espaço para, de alguma forma, encontrar algo em comum, mesmo que só nas nossas mentes! E como ponto de partida para todos os textos, um verbete!
Escolhi “devaneio” como palavra do primeiro post e numa passadinha no site da mobília para me inspirar, me deparei com o nome completo da música Copacabana – aos que não lembram é Copacabana: Devaneios de um cubano cubista –. Não poderia haver começo melhor, pura sintonia, porque com um “q” de devaneio é sobre um cubista mesmo que eu vou falar hoje, mas o ponto de partida não vai ser a letra de Copacabana e sim, a de Café com Leite.
“ (…) que até o cubista mais cubano sambaria para se distrair …”¹
Percorrendo alguns caminhos tortuosos, alguns lapsos conceituais e fugindo da real origem do estilo cubista, pulo um período histórico da arte e vou direto ao Pablo Picasso.
O trecho citado anteriormente da letra de Café com Leite me fez ir atrás de alguma obra de arte que pudesse ilustrá-lo, bem como ao post e acho que encontrei!
Hoje no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, a obra é de 1921 e, com mais de 2 metros de altura e largura, faz parte de uma das fases do movimento cubista, chamada de cubismo sintético.E o que mais além do cubismo essa obra tem a ver com o trecho da letra? Entendo a pergunta por não terem visto a obra ainda, mas o meu objetivo era encontrar alguma ligação, de fato, do cubismo com o samba.
Não sei se delirei, mas em minha opinião a pintura Três Músicos (Three Musicians), muito se parece com uma cena de boteco onde alguns amigos se reúnem em volta da mesa e seja com instrumentos ou caixinha de fósforo e latinhas de cerveja começam um belo samba para se distrair.
Abra sua playlist, dê play em Café com Leite e viaje na arte cubista!
¹ Trecho da letra de Café com Leite, Móveis Coloniais de Acaju, 2009. | Imagem: Three Musicians, Pablo Picasso, 1921. | fontes: http://www.pablopicasso.org/threemusicians.jsp| http://en.wikipedia.org/wiki/Cubism | http://smarthistory.org/
Tweet
2 comentários:
Arrasou no post, Renata :-)
Muito bom, Rê!!! Como tudo o que você faz! ;)
Postar um comentário