Flash Móveis



 Surgimento do Flash Móveis
   
  
    Na comunidade oficial da banda, um dos integrantes, Gabriel Coaracy, manifestou a vontade de que os fãs fizessem alguma mobilização durante o show. Muitas pessoas deram idéias, mas elas não se concretizaram. Nós, já com um pouco mais de 2 meses de  #toca_moveis_ai, achamos fascinante a idéia de participar com todo o público do show, criando assim o Flash Mob de bolas coloridas.






Um dos primeiros Flashs realizado

No evento Grito Rock, no Circo Voador - Rio de Janeiro/RJ, no dia 26/02/2010






Participação da Equipe #toca_moveis_ai e do Público


Exemplo de Folheto explicativo
do Flash Móveis
    Nos flashs do Rio de Janeiro, fazemos a parte da organização e o “corpo a corpo”. Compramos bolas, pedimos que as pessoas levem, distribuímos no local do show, explicando para quem ainda não sabe como funciona o Flash e qual a idéia que queremos passar com isso. Quando o flahs é fora do Rio, damos apoio às pessoas pela comunidade Flash Móveis e pelo twitter do #toca_moveis_ai, incentivando a realização, fazendo divulgação e ajudando na organização, caso precise. O público participa como um todo, completando o show, jogando bolas coloridas em uma parte pré-definida de Aluga-se-Vende, alguns casos mudam dependendo de como será feito o flash no dia. Às vezes, mudam a música, o movimento, a idéia, formando um novo flash.



Impacto na percepção da música e, portanto, na construção do próprio show


    O Flash é, na verdade, mais uma forma do público interagir com a banda... antes do flash, isso já acontecia, com trocas de olhares, sorrisos, danças sendo imitadas, lágrimas, roda, mosh, o cantarolar do instrumental... Parece que o Flash é uma concretização disso tudo, talvez uma formalização do que já foi construído há anos, dessa relação íntima com o público que o Móveis cultivou e que parece ser diferente de qualquer outra banda...
    Falando de Aluga-se-Vende, parece que já faz parte da música encher as bolinhas enquanto abaixamos junto com a banda e jogá-las pro alto, vê-las subindo, colorindo o palco, os integrantes interagindo com elas (com a mão, com o pé ou com os instrumentos), sorrindo em “agradecimento”, como se estivessem dizendo “obrigado”, “obrigado mesmo” e o público dizendo o mesmo, agradecendo por tanta felicidade proporcionada... não só pelo show, mas pelas músicas que nos acompanham no ônibus, no carro, no quarto, no trabalho... E quando escutamos, lembramos desse momento. Isso mudou a nossa percepção da música. Quando vimos o DVD, sentimos falta de ver as bolinhas... O André, no primeiro flash, nos disse que a gente deveria ter feito no DVD...

Por: Karen Aiache
    Um casal de Belo Horizonte, que assistiu ao show do Circo Voador, onde foi realizado o primeiro Flash, nos disse que ficaram muito emocionados quando viram as bolinhas no ar, que não esperavam, mas que foi lindo... esse, talvez, seja um exemplo de como pode ter alterado a percepção da música e do próprio show.     O impacto visual também é muito bom... Em fotos de resenhas sobre os shows, muitas vezes colocam as fotos dos flashs...
    Na banda, desde o primeiro flash, vimos a alegria estampada no rosto dos integrantes. Em vários vídeos de flash podemos ver um sorriso na hora em que acontece, sempre dizem “obrigado, foi lindo” no fim do show e isso motiva mais os fãs a levarem a idéia do flash para todo o Brasil. Surpreendendo ou não, o flash é sempre uma emoção pra banda e público.




Como é realizado um flash móveis?

    A gente sempre começa divulgando a data e idéia (ou pedindo sugestões) do Flash na comunidade (Flash Móveis) e a partir daí começamos a divulgar, (hoje,  já contamos com ajudas na divulgação, como O Ponte Plural que, pediu para as pessoas levarem bolas para o flash no show da UFF em Niteroi), compramos bolas coloridas buscando sempre cores que lembrem o C_MPL_TE , fazemos papeis explicativos sempre que achamos necessário. Chegando na hora do show, vamos de pouco a pouco abordando as pessoas para entregar bolas e explicar a idéia do flash.
    Um flash interessante, foi o realizado no show que o Móveis fez no Vivo Rio no III Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade. Achamos que as bolinhas não caberiam muito bem devido ao tema do fórum. Resolvemos então realizar o Eco Flash (aliando sustentabiliadade ao desejo incessante de espalhar o Móveis, já que, no evento, haveria muitas pessoas que não conheciam a banda, até mesmo de outros países). Entregamos papeis com frases divertidas como “Móveis é feito de madeira reflorestada” e o link para que baixassem o CD da banda. 


    


     E aí, se animou? Então reúna os amigos e cupins da sua cidade e faça um Flash Móveis do seu jeito no próximo show da Mobília. É uma experiência inesquecível pra quem organiza, participa, pra quem vê... E já sabe, se precisar de um dica, ajuda ou em caso de dúvida grita a gente! Estamos sempre dispostos a ajudar!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...